Resistência do consumidor às inovações propostas pelas fintechs: revisão sistemática da literatura e agenda para pesquisas futuras

Beatriz Simão França

• Professor Mateus Canniatti Ponchio

• EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo

A resistência à inovação aos serviços financeiros é um tema que na última década ganhou extrema relevância no meio acadêmico e corporativo. A expansão dos serviços financeiros com o crescimento das plataformas fintechs abriu margem para novos lançamentos no mercado impulsionados pela tecnologia e pelas mudanças na sociedade. Nesse sentido, o sucesso de uma inovação é determinado por diversos fatores que abrangem variáveis psicológicas, funcionais, características do produto, cultura, aspectos sociodemográficos, entre outros. O objetivo desta pesquisa é detalhar e resumir de forma crítica quais são as variáveis antecedentes, consequentes, de resposta e de controle que se relacionam à resistência à inovação.