Mobilidade Intergeracional da Educação: Evidências das Provas do ENEM 2019 - 2021

Arquivo indisponível

Aluno-pesquisador: 

Alan Gustavo Weiler Gayger

Orientador: 

  • Professora Katia Aiko Nishiyama Alves

Ano: 

2023

Escola: 

  • EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças

O presente estudo busca analisar o impacto da formação dos pais no aprendizado e desempenho de seus filhos no Enem e a variação dele entre 2019 e 2021. Através da especificação e da identificação de um modelo econométrico através de abordagens linear e quantílica, encontraram-se resultados diversos. Entre eles destacam-se o decréscimo do impacto da educação paterna e aumento da materna nesse período, além do caráter crescente com os quantis desses efeitos. Portanto, o trabalho aponta para a importãncia do investimento em políticas que possam aumentar o nível de educação dos pais e, portanto, contribuir para o aumento da mobilidade intergeracional da educação e da igualdade social.