As primeiras-damas e as políticas municipais de Assistência Social no estado de São Paulo

Olívia de Freitas Dórea Ribeiro

• Professor Fernando Burgos Pimentel dos Santos

Nos últimos anos, o papel das primeiras-damas brasileiras, principalmente no âmbito federal, voltou a ter grande repercussão na mídia e na sociedade em geral. Contudo, a influência das primeiras-damas, tanto em termos de visibilidade política, como nas políticas sociais em que buscam atuar, não tem sido devidamente analisada pela literatura acadêmica brasileira. Essa preocupação acadêmica torna-se ainda menor no que diz respeito às esposas de prefeitos no âmbito municipal, que muitas vezes são tratadas de forma pejorativa. O objetivo principal da pesquisa foi analisar o papel e a influência das primeiras-damas na assistência social no âmbito municipal, a fim de entender as especificidades de suas trajetórias e, consequentemente, suas diferentes atuações como agentes políticas. A partir de quatro municípios da Região Metropolitana de São Paulo, realizamos entrevistas semiestruturadas presenciais com as primeiras-damas. Os principais resultados observados mostram mudanças na identidade, na carreira profissional, na vida conjugal e no cotidiano dessas mulheres. A pesquisa também deixou evidente que há grande heterogeneidade nas trajetórias das primeiras-damas e no modo como cada uma delas exerce tal função. Considerando que o processo de implementação das políticas sociais brasileiras ocorre no nível municipal, a contribuição do trabalho se dá no sentido de diminuir a lacuna acadêmica de literatura sobre o tema e de ampliar o entendimento sobre o papel das primeiras-damas nas políticas sociais brasileiras no âmbito no qual elas se concretizam: o município.