Percepções dos deputados federais brasileiros sobre a política pública de renda básica

João Manoel Strauss Fernandes

• Professor Jimmy Medeiros

• CPDOC - Escola de Ciências Sociais

Este estudo tem como objetivo investigar a percepção dos deputados federais brasileiros em relação a um projeto de renda básica, com foco particular nos discursos proferidos durante o período pandêmico da Covid-19. Durante a pandemia, houve um notável aumento no interesse pelo tema, o que proporcionou uma extensa base de discursos para análise. No entanto, é importante destacar que a amostra de discursos apresenta um viés significativo, uma vez que a maioria deles é proveniente de deputados com orientações políticas de esquerda. Considerando a noção acadêmica de renda básica, o estudo se concentra em compreender a interpretação desse conceito quando adotado por deputados, destacando variações em relação à perspectiva acadêmica. Através da análise dos discursos, identificamos nuances, algumas discretas e outras mais evidentes, em comparação com a concepção original de renda básica.