Os dez anos da Política Nacional de Mobilidade Urbana

Rafael Echechipia Fontana

• Professor Alexandre Abdal Cunha

• EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo

O tema da mobilidade urbana é central nas discussões de política urbana. A constituição delegou à esfera federal o papel do estabelecimento de diretrizes na área, enquanto a gestão municipal recebeu o papel de executora de seus diferentes serviços. Tais diretrizes foram formalizadas através da Política Nacional de Mobilidade Urbana, em vigor desde 2012, que dispõe sobre as definições e prioridades da área. Buscando compreender a efetividade da política em cumprir seus objetivos de promover o planejamento e a execução da mobilidade no país, a pesquisa focou em seu principal instrumento, o plano de mobilidade urbana (PMU). A pesquisa está ordenada em seis partes contando com a presente introdução: revisão teórica, metodologia, resultados, discussão e conclusão.