Aluno-pesquisador:
Orientador:
- Profa. Carla Monteiro Soares
Ano:
Escola:
- EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
O presente trabalho envolveu uma série de atividades essenciais para analisar o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na proteção social e na inclusão social, organizadas em três etapas principais: pesquisa bibliográfica, coleta e análise de dados, e elaboração da proposta final. A primeira etapa consistiu em um levantamento de literatura relevante sobre as TICs, digitalização e inclusão social, revisando artigos acadêmicos, livros e documentos de políticas públicas. Compreender como a digitalização transforma o acesso aos serviços sociais. Essa pesquisa inicial ajudou a identificar lacunas na literatura e a delinear os objetivos da pesquisa. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas e questionários com cidadãos que utilizam serviços de proteção social digitalizados, focando nas experiências dos usuários e nas barreiras enfrentadas. Dados secundários, como estatísticas sobre acesso à Internet e habilidades digitais, foram analisados para entender melhor o impacto das TICs na inclusão social. Com base nessa
análise, foi desenvolvida uma proposta que busca promover a inclusão digital e a participação cidadã, abrangendo recomendações para políticas públicas e iniciativas de capacitação. Como resultado, o trabalho culminou em uma compreensão abrangente das TICs como instrumentos de empoderamento e inclusão social, destacando a necessidade de um comprometimento contínuo com a equidade e a justiça social na era digital