O desafio de transformar o Brasil em um exportador de inovação e tecnologia no setor eólico

Winner Irwing da Silva Teixeira

• Professor Paulo Negreiros Figueiredo

• EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

Este projeto foi elaborado para propor discussões a respeito das dificuldades relativas à economia brasileira, refletindo sobre os desafios de transformar o Brasil em um exportador de inovação e tecnologia no setor energético, com foco em energia eólica. Destarte, fora elucidada através de análises como o setor de energia tem se desenvolvido no país, a fim de entender quais os desafios para que este se torne um exportador de inovação e tecnologia. Ademais, outra perspectiva é entender o nível de inovatividade e competitividade do país, mostrando seu desempenho internacionalmente e assim pontuando possibilidades para alocação dos recursos para que esses se deem de forma assertiva.

O ponto de partida, se deu pelo fato de que o Brasil possui diversas matrizes energéticas, sendo rico em recursos naturais para a produção de energias sustentáveis. Todavia, apesar do país ter tido uma expansão no setor com regularização, aumento das linhas de transmissão, etc. o país, ainda, é muito dependente de tecnologias estrangeiras para o desempenho de suas atividades.  Nota-se, portanto, que há potencial de desenvolvimento e crescimento no setor de energia eólica no país, posto o crescimento da sua comercialização como o crescimento de empresas nesse setor. Todavia, este projeto tem a finalidade
entender os desafios com relação as tecnologias, e assim reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras e promover o desenvolvimento da energia eólica no Brasil, aproveitando os recursos naturais para impulsionar o setor e estimular o crescimento de empresas nessa área.