Motivos para Evasão e Permanência na Educação a Distância: a percepção dos alunos, ex-alunos e profissionais.

Arquivo indisponível

Aluno-pesquisador: 

Nathalia Tavares de Freitas Araujo

Orientador: 

  • Fátima Bayma de Oliveira

Ano: 

2017

Escola: 

  • EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

Com base nas tecnologias e competências necessárias para a efetividade da Educação a Distância (EaD), afirma-se que o atual cenário globalizado facilita o acesso a essa modalidade de ensino, possibilitando uma maior democratização do conhecimento. Observa-se o crescimento do segmento de educação a distância e, paralelamente, percebe-se um aumento dos questionamentos relacionados aos cursos a distância e estudos que buscam esclarecê-los. Dessa maneira, esse trabalho tem como principal objetivo identificar e analisar os principais motivos para à evasão dos alunos na educação a distância na percepção dos sujeitos da pesquisa. Com relação a metodologia, adotou-se a abordagem quali-quantitativa. Baseia-se na análise de dados obtidos a partir da aplicação de questionário online, com o total de 634 respondentes, até 10 de maio de 2017, de forma a construir a representação social da EaD, sob o ponto de vista da evasão e permanência nos cursos a distância.

Para ter acesso ao trabalho completo, envie um e-mail para: pibic@fgv.br