Monitoramento da inserção urbana promovida pelas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) no município de São Paulo

Fernanda Collet Janny Paschoarelli Veiga

• Professor Alexandre Abdal Cunha

• EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo

O tema do presente estudo é a implementação das Zonas Especiais de Interesse Social no município de São Paulo. Os objetivos foram caracterizar, contextualizar e reconstruir a trajetória e monitorar a situação atual das ZEIS na metrópole paulista, enfatizando no seu potencial como instrumento de inclusionary zoning. Para a realização de tal análise, foram utilizados os dados dos indicadores de monitoramento do Plano Diretor Estratégico de São Paulo. Os resultados obtidos foram de que o instrumento possui múltiplos potenciais, mas ele não consegue romper com o padrão excludente de desenvolvimento, e inclusive corrobora para ele de algumas maneiras.