Mitigação de Mudanças Climáticas: Aspectos Teóricos e Estudos de Caso

Matheus de Olievira Guimarães

• Professor José Gustavo Féres

• EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças

O objetivo deste estudo é analisar a literatura atual sobre a escolha de instrumentos de mitigação das mudanças climáticas, com um foco especial nos aspectos teóricos e na evidência empírica. Especificamente, direcionamos nossa atenção para o mercado de carbono e o imposto de carbono, uma vez que esses mecanismos são amplamente discutidos na literatura sobre o tema. Dividimos esta pesquisa em cinco capítulos distintos. No primeiro capítulo, fornecemos informações essenciais que um economista deve ter sobre a ciência do clima. No segundo capítulo, exploramos os impactos econômicos das mudanças climáticas. No terceiro capítulo, aprofundamos os aspectos teóricos relacionados aos instrumentos de mitigação. No quarto capítulo, analisamos a literatura empírica existente sobre o assunto. Finalmente, no quinto capítulo, apresentamos nossas conclusões, fornecendo uma avaliação abrangente do tema. Nossa pesquisa sugere que, apesar da falta de evidência empírica abrangente, a comunidade acadêmica tende a convergir para um consenso de que o imposto de carbono é uma opção preferível em relação ao mercado de carbono. Isso se deve, em grande parte, a considerações administrativas, uma vez que o imposto de carbono é mais simples de administrar, embora ambos os mecanismos produzam resultados semelhantes. Porém, o imposto de carbono geralmente goza de menor aceitação política.