Letramento em saúde, teoria da conspiração e hesitação vacinal para COVID-19

Débora Helena R. Cardoso

• Professor Benjamin M. Tabak

• EPPG- Escola de Políticas Públicas e Governo

Analisar evidências que demonstrem a relação entre letramento digital em saúde, teoria da conspiração e hesitação vacinal para COVID-19. Método: Estudo de Revisão de escopo a partir da busca nas bases de dados eletrônicas PubMed, Web of Science e Scopus, realizada no período de 2019 até 2023. Resultados: A revisão analisou 14 estudos que apresentaram relação entre letramento digital em saúde, teoria da conspiração e hesitação vacinal para COVID-19. Os estudos apresentam características específicas para o estabelecimento da relação entre letramento digital em saúde, crenças conspiracionistas e hesitação vacinal como vieses políticos, religiosos e condições socioeconômicas, menor idade, baixo nível educacional e de letramento em saúde, desconfiança no governo em profissionais de saúde. A análise dos materiais educativos analisados abordou informações de prevenção contra COVID-19, entretanto não desenvolveram o pensamento crítico dos conteúdos com relação ao combate a infodemia e em consequência a hesitação vacinal. Conclusão: Os estudos apresentam evidência sobre a relação entre letramento digital em saúde, crenças conspiracionistas e hesitação vacinal para COVID-19. Essa revisão de escopo apresenta evidências para futuras pesquisas e intervenções na área do letramento digital em saúde, teoria da conspiração e hesitação vacinal contra COVID-19.