Inovação na Era da Indústria 4.0: Uma Análise Empírica

Gabriel Camargo Constantino, Orientadora:

• Professora Ariana Ribeiro Costa

• RI - Escola de Relações Internacionais

Este artigo explora a relação entre os gastos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e a inovação, com foco na indústria 4.0. Investimentos em P&D desempenham um papel crucial na acumulação de conhecimento e avanços tecnológicos. Consideramos que a inovação dentro da indústria 4.0 pode atuar como um motor para o desenvolvimento nacional, com o acúmulo de atividades inovadoras implicando em processos produtivos mais eficientes e produtos mais competitivos no mercado global. Nosso artigo produz uma an´alise das tecnologias relativas à Indústria 4.0, sendo elas Internet of Things, Big Data, Robotics, Additive Manufacturing e Artificial Intelligence. Usando patentes como proxy de inovação, analisamos uma base de dados com mais de 900 mil patentes da World Intellectual Property Organization (WIPO). Destacamos os principais atores na indústria 4.0 e atribuímos localizações aos inventores das patentes para analisar determinantes nacionais da inovação, incluindo gastos em P&D privados e universitários, qualidade da mão de obra e especificidade técnica da indústria 4.0. Utilizamos uma regressão GLM em painel com efeitos fixos para testarmos duas hipóteses, a primeira buscando testar suposições da literatura acerca da relação entre gastos em PD e inovação, aplicando essas suposições no contexto da indústria 4.0. A segunda hipótese avalia a relação entre produtividade e inovação dentro da indústria 4.0. Encontramos uma relação positiva entre gastos em P&D e inovação, além de uma relação positiva entre produtividade e inovação dentro da Indústria 4.0.