A influência das mídias sociais nas últimas eleições brasileiras.

Isabela Huerta Façanha

• Professora Érica Souza Siqueira

• EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo

O Brasil é um país que possui um número alto de usuários de internet e redes sociais em geral, tendo isso em mente é importante entender os impactos que elas podem ter na nossa sociedade. Um dos campos onde mais foram encontrados impactos foi justamente na política, algo delicado visto que se lida então com a democracia de um país. Redes sociais como Facebook, Whatsapp, Twitter e Telegram já foram por diversas vezes estudadas na literatura acadêmica, que encontrou nestas coisas como a disseminação de noticias falsas em massa, uso de bots, discurso de ódio e até coleta de dados pessoais de usuários, a fim de manipular a opinião pública. No ano de 2020 de populariza ao redor do mundo uma nova rede social, o TikTok, que por ser uma rede tão nova, ainda não possui tanta informação em relação ao seu uso na política e, consequentemente, nos impactos que ele pode ter nela. Sendo assim, nesta pesquisa buscamos compreender melhor o aplicativo como ferramenta política e os possíveis impactos que ele pode ter para o debate público, bem como comparar com as descobertas já feitas em relação a estas outras redes sociais.