A implementação da biometria no processo eleitoral brasileiro: impactos sobre a representatividade e as políticas públicas.

Guilherme Morais Santos Temporim

• Prof. Marcelo Côrtes Neri

• EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças

Nesta pesquisa, estudar-se-á a implementação da biometria no processo eleitoral e os impactos decorrentes dessa política na composição do eleitorado em dimensões sociais e demográficas. Neste projeto, será levado em consideração, prioritariamente, as cidades em que o recadastramento biométrico foi obrigatório e que já cumpriu todas as etapas deste processo. O cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de pesquisas como as realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se faz necessário para que as principais características sociodemográficas do eleitorado sejam explicitadas. Estes dados serão tratados através do uso de métodos computacionais, devido ao grande volume de informações, e estatísticos para revelar o efeito da política de implementação da biometria nas cidades. Desta forma, buscar-se-á evidenciar uma mudança no perfil do eleitorado brasileiro – nas cidades em que foi implementado o uso da biometria – e os possíveis impactos na representatividade de um grupo específico dos eleitores.

Para ter acesso ao trabalho completo, envie um e-mail para: pibic@fgv.br