Fool Me Once, Shame On You; Fool Me Twice, Shame On Me: Dark Patterns, NPS and Purchase Intention

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Aluno-pesquisador: 

Gabrielly Kruczkiewicz

Orientador: 

  • Prof. Carla Danielle Monteiro Soares

Ano: 

2024

Escola: 

  • EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

Essa pesquisa explora o fenômeno conhecido como padrão obscuro, cujo design da interface é criado para induzir o comportamento do usuário a uma ação predeterminada. Harry Brignull, criador do termo dark pattern, concluiu com base nos seus estudos exploratórios sobre a aplicação dos padrões obscuros que as interfaces são elaboradas a partir de uma sólida compreensão da psicologia humana e não tem em mente os interesses do usuário. Nesse sentido, é evidente a utilização de estratégias persuasivas fundamentadas em princípios psicológicos e o estudo acadêmico sobre esse fenômeno, no entanto,
as percepções e experiências do usuário final ainda não estão claras. Logo, o objetivo desta pesquisa é investigar se a presença de padrões obscuros na jornada do cliente pode influenciar a intenção de compra, através dos sentimentos negativos gerados pela percepção da aplicação do mesmo Também é testado se o efeito da presença de marcas conhecidas altera a relevância do padrão obscuro para o usuário. As hipóteses desse estudo serão testadas por meio de um questionário único. Nele cada respondente é apresentado a um dos quatro cenários desenvolvidos para realizar o experimento de mediação e é questionado sobre sua experiência e sentimentos ao interagir com a interface.