Escola Estadual Professor Odon Cavalcanti como o único contato social dos alunos: a descontinuidade da Escola da Família

Lígia Forlano Fonseca

• Professor Marco Antonio Carvalho Teixeira

• EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo

No presente trabalho, a análise se concentra na compreensão das políticas públicas em um contexto educacional. Foi abordado como a formulação de políticas e os atores envolvidos nas decisões políticas se relacionam para criar estruturas de políticas públicas específicas. Neste contexto, foi enfocado o Programa Escola da Família, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que busca promover a participação social por meio da abertura de escolas estaduais para atividades culturais e educativas nos finais de semana. O programa tem como objetivo estreitar a relação entre escola e comunidade, proporcionando um ambiente acolhedor e participativo para os alunos. Através de atividades como oficinas, palestras e aulas de dança e música, busca-se a promoção da cultura de paz e a redução da violência na comunidade. Além disso, o programa oferece bolsas de estudo para universitários, incentivando o engajamento em projetos sociais e contribuindo para a formação dos alunos das escolas estaduais. A parceria entre governo, escolas e comunidade é fundamental para o sucesso do Programa Escola da Família. A abertura das escolas para atividades culturais e educativas estimula o envolvimento da população na vida escolar, promovendo a qualidade da educação oferecida e aumentando o engajamento dos alunos. Essa iniciativa demonstra como a participação social pode ser um poderoso instrumento para a construção de uma sociedade mais educada, participativa e solidária. Esta pesquisa visa contribuir para o entendimento das formas de participação social nas políticas públicas e para a compreensão do impacto do Programa na Escola Estadual Odon Cavalcanti sendo este o único contato social dos alunos além das aulas.