Construção e Desmonte das Políticas de Cultura no Brasil: do impulso ao refluxo bolsonarista

Renata Rocha

• Professor Fernando Luiz Abrucio

A pesquisa faz uma investigação sobre as políticas culturais por meio de uma abordagem histórica desde a instituição do Ministério da Cultura, passando pelo impulso alavancado durante os dois primeiros mandatos de Lula, até o refluxo perceptível com a ascensão do bolsonarismo. Propõe-se uma descrição e discussão do desmonte observado na última década, resultado de políticas descontinuadas e crescente disseminação de uma ideologia que tem a área como seu inimigo. Após isso, é feita uma breve comparação com o âmbito educacional, que também apresentou retrocessos ao longo dos últimos anos. Desta forma, espera-se contribuir para com os estudos de gestão cultural, e incentivar a elaboração de mais projetos de pesquisa no setor.