Comportamento Organizacional (MEX) – Fatores Humanos em Gestão de Risco.

Laiza Ramalho Ferreira Melo

• Professor Marco Tulio F. Zanini

• EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

Atualmente, estudos de fronteira buscam compreender melhor a relação entre o exercício da liderança, as relações de confiança e o desempenho de equipes de alta performance atuando em contextos extremos. Essas relações envolvem a construção de sentido e significado para o trabalho, a percepção de justiça e de meritocracia. Buscando investigar as relações entre esses elementos, a pesquisa irá utilizar de estratégias metodológicas qualitativas e quantitativas para compreender como diferentes estilos de liderança promovem a confiança interpessoal e coletiva, e como essas variáveis impactam o desempenho em situações de alta incerteza e complexidade. Buscaremos analisar distintamente o contexto, a confiança interpessoal e a confiança coletiva, e seus indicadores, na construção de equipes de alto desempenho.