Aluno-pesquisador:
Orientador:
- Maurício Canêdo Pinheiro
Ano:
Escola:
- EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças
As linhas aéreas, desde a década de 1970, utilizam Sistemas de Gerenciamento de Receitas que maximizam o preço que pode ser cobrado por uma passagem. Ao longo das décadas, com o advento de ferramentas computacionais mais poderosas foi possível coletar e utilizar dados de consumidores de todo o mundo na determinação dinâmica dos preços. Sistemas como o Amadeus, utilizado por companhias como TAM e Lufthansa, geram diversos preços para uma mesma rota ao longo de um dia, com base nas informações de localização, data, dia da semana, hora e assentos disponíveis.
O objetivo do trabalho era avaliar essa dinâmica de preços de passagens aéreas postados em famoso agregador de preços internacional na internet. A motivação para esse trabalho é a tese de Doutorado apresentada por Alberto A. Gaggero e intitulada Airline Pricing and Competition: the J-curve of airline fares, que discorre sobre a presença da curva J nos preços de passagens aéreas no mercado britânico. Essa curva é uma resposta à elasticidade esperada dos consumidores dado um tempo t anterior à data do voo. Também seria feito um breve exercício econométrico, onde os fatores que influenciam esses preços seriam analisados.
Para ter acesso ao trabalho completo, envie um e-mail para: pibic@fgv.br