João Vitor Paes Caldeira Milward

• Professor João Marcelo Maia Pessoa

• CPDOC - Escola de Ciências Sociais

O presente relatório apresenta os trabalhos desenvolvidos e os resultados da pesquisa de iniciação científica realizada no âmbito do projeto maior Ciência e Engajamento na Guerra Fria: A Sociologia Latino-Americana nas Décadas de 1960 e 1970, que tem como objetivo entender as controvérsias em torno da sociologia “científica” e do engajamento político dos sociólogos latino-americanas em período crucial da Guerra Fria Cultural na região. A pesquisa específica realizada pelo bolsista concentrou-se na identificação e análise de fontes primárias relacionadas às redes transnacionais do sociólogo brasileiro Luiz de A. Costa Pinto.