The Church of the Founder: How Entrepreneurship Communication Resembles Religion.

Gabriel Mendonça Mendes Loureiro e Gabriela de Oliveira Muniz

• Professor Augusto Sales

• EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

O objetivo deste estudo é investigar o uso da comunicação com características religiosas para impulsionar a visão estratégica corporativa, motivar equipes e estabelecer metas e objetivos, especialmente em startups. Com a secularização, acreditamos que a comunicação religiosa encontrou seu caminho no mundo corporativo para manter sua relevância, função e características autopoiéticas.

Essa pesquisa se fundamenta na Social System's Theory de Niklas Luhmann, com especial ênfase na teoria da diferenciação funcional. Procuramos compreender como os líderes corporativos, abrangendo desde fundadores até CEOs e altos executivos, empregam essa forma de comunicação, e como ela influencia a cultura organizacional e os resultados das startups. Nosso estudo também busca identificar as estratégias específicas de comunicação religiosa que são adaptadas ou reinterpretadas para se adequar ao ambiente empresarial contemporâneo.