Can shareholders promote climate change disclosure?

Gabriela Veit Barreto

• Professora Carolina Moehlecke

• RI - Escola de Relações Internacionais

O presente artigo investiga, em um primeiro plano, o padrão de declaração dos riscos associados às mudanças climáticas por empresas nos formulários 10-K da Securities and Exchange Commission (SEC), a agência federal que regula o mercado financeiro estadounidense. Em segundo plano, é analisado a demanda feita por investidores para que as empresas realizem essas declarações. O estudo é de N médio e mistura métodos quantitativos e qualitativos com foco nas firmas citadas pelo Fortune Global 500 desde 1996 até 2018. Os principais resultados são: apesar do aumento significativo das firmas que declaram riscos climáticos desde 1996 a 2018, uma quantidade significativa das firmas sequer os menciona nos formulários 10-K em 2018 (43,88%). Ainda, 2011, o ano em que mais firmas que previamente não declaravam riscos climáticos começaram a fazê-lo, é também o ano em que o SEC publicou o Interpretative Release (Relatório Interpretativo) em como declarar riscos climáticos. Com relação a pressão de investidores, não há evidência o suficiente para afirmar que são motivadores importantes da declaração climática, indicando a necessidade de mais pesquisa na área. Em conjunto, os resultados sugerem que uma governança efetiva das mudanças climáticas depende de uma boa regulação estatal tanto quanto da iniciativa privada.