Avaliando a política de desoneração da folha de pagamento no Brasil

Gabriela Aquino de Souza

• Professor Valdemar Rodrigues de Pinho Neto

• EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças

A política de desoneração da folha de pagamento foi instituída em 2011 visando estimular a manutenção de empregos e ampliação das contratações. O objetivo deste estudo é conduzir uma análise descritiva dos setores que viriam a ser contemplados pela política de desoneração da folha de pagamentos, comparando-os com aqueles que não foram afetados pela medida.

Com isso, examina-se o número de vínculos empregatícios, remuneração, proporção de mulheres no setor e outras características. Também é feita uma análise de variações no mercado de trabalho entre 2011 e 2016, abrangendo o período de implementação progressiva da política. Para isso, serão utilizados os dados fornecidos pela ANFIP e os registros da RAIS.

Além disso, o trabalho conta com uma revisão da literatura existente sobre os impactos da política de desoneração da folha, em linha com outros trabalhos que já exploraram o tema.