A atuação do terceiro setor na educação pública no brasil: Um estudo exploratório sobre o impacto do financiamento governamental nas organizações da sociedade civil (OSC’s) de educação

Julia Haddad Motta

• Professora Layla dos Santos Mendes

• EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças

O Terceiro Setor promove o fortalecimento das iniciativas não-públicas, que buscam prestar serviços com eficiência e elevar a qualidade de vida do cidadão brasileiro. O presente estudo busca explorar o impacto social gerado pelas Organização da Soci- edade Civil (OSCs) na educação básica brasileira, ampliar e clarear as informações sobre o Terceiro Setor. Para tanto, os obstáculos enfrentados pelo Terceiro Setor foram investigados nessa pesquisa por meio de informações quantitativas, além de suas informações básicas, como a formação, divisão, atuação e participação do Ter- ceiro Setor na economia. A conceituação teórica, combinada com análise de da- dos secundários, em paralelo com coleta de dados primários, a estimação dos da- dos, e o levantamento de hipóteses de pesquisa, apuradas via análise descritiva e implementação do métodos econométricos, facilitaram o aprofundamento desejado nessa pesquisa. Os resultados obtidos apontam que as OSCs impactam positiva- mente na melhora da qualidade do ensino público, quando financiadas pelo Estado. Além disso, os resultados demonstram que a ideologia política do governo impacta na performance do Terceiro Setor. Portanto, é entendido que o setor sem fins lucra- tivos pode exercer o papel de prestador de serviços, em paralelo com o Estado, de forma a elevar o bem-estar social por meio da alocação e transferência de recursos. A presente pesquisa preenche uma lacuna na literatura ao investigar a relação entre a orientação política do governo e o Terceiro Setor, com o objetivo de compreender como a relação influencia os recursos e o desempenho das organizações. O estudo ainda busca ampliar as informações disponíveis acerca do Terceiro Setor, reduzir a escassez informacional existente e promover o desenvolvimento contínuo da área de pesquisa do setor sem fins lucrativos.