Atendimento da Polícia Civil de São Paulo às mulheres vítimas de violência doméstica familiar

Beatriz Schroeder de Almeida

• Professor Rafael Alcadipani da Silveir

Dentro da área de segurança pública e gênero, esta pesquisa teve como objetivo estudar como policiais especializadas percebem o atendimento fornecido pela Polícia Civil às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. [METODOLOGIA] Foram utilizados dois métodos de coleta de dados: levantamento bibliográfico e entrevistas etnográficas. Durante o processo de revisão de literatura, aprofundou-se no movimento da sociedade brasileira para reconhecer a violência doméstica contra a mulher como um problema social e coletivo, assim como nos principais conceitos que envolvem a discussão atualmente. Foram entrevistadas quatro delegadas de diferentes Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), localizadas em áreas distintas da Região Metropolitana de São Paulo, utilizando um roteiro semiestruturado de entrevista.