Antropologia e(m) arquivos - organização e análise de arquivos pessoais.

Clara da Cunha Braga

• Prodessora Silvia Monnerat Pessoa

• CPDOC - Escola de Ciências Sociais

O presente relatório de atividades da Iniciação Científica, abrangendo o período de 2022 a 2023, tem como foco central o projeto "Antropologia e(m) arquivos - organização e análise de arquivos pessoais." Esta pesquisa, empreendida junto à Casa Acervo/CPDOC, busca explorar de maneira aprofundada a relação intrínseca entre documentos e o histórico acadêmico de renomados antropólogos brasileiros (a  preservação, organização e categorização dos arquivos estão para os antropólogos Gilberto Velho, João Pacheco de Oliveira, do casal Ellen e Klass Woortmann e de outras atividades referentes a este circuito intelectual),  por meio da análise dos arquivos pessoais por eles doados. Destacando a importância desse trabalho, ressaltamos a significativa contribuição para o enriquecimento do campo da Antropologia, ao possibilitar o acesso a materiais inestimáveis que lançam luz sobre a trajetória intelectual e a produção acadêmica desses estudiosos.