Análise do mercado de crédito brasileiro sob assimetria informacional

Heitor Trielli Zanoni Ferreira

• Prof. Lucas Jóver Maestri

• EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças

Este estudo cria um modelo que trata sobre os incentivos, tanto do governo, quanto dos tomadores e emprestadores de crédito num mercado de crédito com a presença de assimetria informacional. A pretensão do modelo é explicar os impactos de uma política de perdão de dívida nas condições do mercado de crédito permanecer operante, tal como os efeitos de tal política nos juros cobrados pela firma credora. Dadas algumas hipóteses, chegamos às conclusões que quanto maiores forem as chances de uma política de perdão de crédito, maiores serão os juros cobrados. Além disso, quanto mais forte for a política, também maiores serão tais juros. Desta forma, temos que esses dois efeitos também dificultam a existência do mercado, uma vez que para manter o lucro da firma (que é competitiva) no zero, é necessário que não haja inadimplência em nenhum estado, o que será dificultado a medida que os juros sobem. O modelo também conclui que há fatores no devedor que facilitam o equilíbrio com empréstimos, mesmo com a política governamental. São eles: seu retorno pelo esforço e o quanto a utilidade futura lhe é cara, sendo ambos positivos para a adimplência. No modelo também achamos a escolha ótima da probabilidade de perdão de dívida que o governo irá realizar.

Para ter acesso ao trabalho completo, envie um e-mail para: pibic@fgv.br