Análise do cumprimento de critérios de governança corporativa por empresas ditas como Ambiental, Social e de Governança

Pedro Kenji Onouye Machado

• Professora Bianca Quirantes Checon

• EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo

Atualmente, ainda não há padronizações mandatórias a respeito da divulgação de informações ASG (Ambiental, Social e Governança), denominada futuramente neste texto como ESG (Enviromental, Social and Governance). Estudos anteriores identificaram que a falta de padronização das informações ESG acarreta divergências na atribuição de notas em rankings na temática por parte de grandes firmas avaliadoras presentes no mercado, como em Berg, Kölbel e Rigobon (2022) e em Chatterji, Durand, Levine e Touboul (2015). Assim, o objetivo do artigo foi utilizar informações públicas de empresas que compõe o índice IBOVESPA do primeiro quadrimestre de 2023 para analisar como as notas da Refinitiv Eikon no Governance Pillar Score se relacionam com outras práticas de governança corporativa, como o nível de governança na B3 e a adoção dos padrões SASB de divulgação. Também foi estudado a relação entre o desempenho da empresa (Rentabilidade patrimonial e retorno anual das ações) e suas relações com os níveis e práticas de governança corporativa, como o seu nível de governança corporativa na B3 e se adotava SASB para a divulgação de informações ESG. Os principais achados da pesquisa revelam que variáveis relacionadas ao nível de governança da B3 não têm impacto com as métricas de desempenho de governança estudadas. Entretanto, demonstrou-se por meio de regressão linear múltipla que os níveis de governança B3 impactam o Governance Pillar Score da Refinitiv, de um modo que, ao invés de aumentar a nota, um nível maior de governança prejudica com menor intensidade a nota da Refinitiv, algo contraintuitivo. Não obstante, também se descobriu que a adoção do SASB não impacta diretamente, nem o índice de governança da Refinitiv, nem as métricas return on equity e retorno das ações. Assim demonstrou-se que ainda é incerta a relação entre geração de riqueza para o investidor através de boas práticas de governança corporativa, e indica a adoção do SASB como possível fator para melhoria de nota Governance Pillar Score.