Análise de sentimentos aplicada ao estudo do conteúdo das entrevistas dos candidatos a presidente no Brasil de 2022

Vinícius de Alcântara Mota

• Professor Júlio César Bastos de Figueiredo

• EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo

A análise de sentimentos pode ser considerada uma área de estudo relacionada tanto a mineração de dados (KUMAR; KAR; ILAVARASAN, 2021), quanto a processamento de linguagem natural (MACHADO, 2018). Aplicando diferentes abordagens, como aprendizado de máquina e abordagem baseada no léxico, é possível inferir  quais as opiniões, emoções e polaridade de determinado discurso. Na áreas de administração de empresas privadas e públicas e, em particular, na área de ciências políticas, as técnicas de mineração de textos, adquirem papel inovador e crucial, uma vez que diminuem o custo de análise ligado a grande quantidade de textos presentes nesse contexto de discursos. Para estudar como a análise de sentimentos pode contribuir para entendimento prático dos discursos, esta pesquisa aplicou a abordagem baseada em dicionário no estudo da polaridade dos discursos dos candidatos à presidência da república do Brasil em 2022, bem como no estudo de suas respectivas semelhanças e diferenças, de maneira a destacar o contexto de considerável polarização com a menor a diferença de votos em segundo turno vista no Brasil. Para as comparações e inferências realizadas no estudo, foram selecionados os quatro candidatos mais expressivos em intenções de votos em entrevistas realizadas por relevantes plataformas, por meio de uma abordagem quantitativa com elaboração de software em Python. As análises apresentadas revelam semelhanças e diferenças nas escolhas lexicais e na polaridade dos discursos dos candidatos. As semelhanças são evidenciadas pelas palavras mais frequentes comuns entre os candidatos, pelo estudo da correlação das palavras escolhidas e quando comparada a escolha dos termos diretamente entre dois candidatos. Por outro lado, nota-se uma diferença significativa nas palavras com maior grau de importância atribuídas a cada candidato, sendo avaliadas por meio de uma medida estatística. No que diz respeito ao estudo da polaridade dos discursos, isto é, a avaliação do grau de palavras positivas, negativas e neutras presentes, é possível observar uma diferença significativa entre os discursos dos candidatos e uma diferença da polaridade pelo contexto em que o discurso é realizado. A análise dos discursos realizada revelou tanto semelhanças na escolha lexical entre candidatos de ideologias diferentes, devido ao contexto similar em que estão inseridos, quanto peculiaridades que caracterizam seus discursos. Dessa maneira a análise de sentimentos possibilitou identificar aspectos emocionais, opiniões e sentimentos em documentos, que anteriormente só poderiam ser compreendidos por meio de análises qualitativas. Isso mostra seu potencial não só no  campo das ciências políticas, mas também em outros contextos em que a análise destes aspectos da comunicação se faz necessário, tal como na interação cliente-consumidor no campo de marketing.