ANÁLISE DA VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DO BLOCKCHAIN NA AGRICULTURA BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DA TECNOLOGIA NO CAMPO BRASILEIRO

Evelyn Caroline Silva

• Annelise Vendramini Felsberg

• EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo

Esta pesquisa adentra o contexto do estudo sobre a função da tecnologia no desenvolvimento sustentável empresarial a fim de responder a seguinte pergunta: como o blockchain pode funcionar enquanto uma ferramenta de comunicação do desempenho das  práticas sustentáveis no setor agroalimentar? Para além da profusão das aplicações no setor financeiro, existem evidências do beneficiamento do blockchain para as atividades de outros setores igualmente estratégicos (Kuhi et al, 2018; Kamath, 2018). No escopo da sustentabilidade, esse benefício é observado na discussão do papel das tecnologias de informação e comunicação em melhorar a performance das práticas sustentáveis nas empresas (Petrini e Pozzebon, 2009; Saberi, 2019). A fim de dar continuidade ao debate, realizou-se um estudo de caso sobre o projeto-piloto do Grupo Carrefour Brasil, que implementou o blockchain para tornar transparente ao consumidor a atuação da marca Sabor & Qualidade, orientada à sustentabilidade, na cadeia suína. Esse caso traz três âmbitos de discussão contidos na pergunta de pesquisa: o uso do blockchain (1) para comunicar práticas sustentáveis (2) no setor agroalimentar (3). Nesse contexto, são fornecidas evidências da aplicabilidade do blockchain como ferramenta de comunicação do desempenho de práticas sustentáveis e sua consequente contribuição no desenvolvimento sustentável da gestão da cadeia de suprimento. [METODOLOGIA] O estudo centra-se no marco da metodologia de estudo de caso único, com propósito exploratório, envolvendo levantamento bibliográfico e a aplicação de um questionário via e-mail. Como modelo lógico, foi utilizado o modelo conceitual elaborado por Petrini e Pozzebon (2009) para a coleta de dados e posterior análise do caso. [RESULTADOS] Seguindo as proposições consideradas no modelo conceitual, os primeiros resultados estão ligados à adequação do blockchain enquanto canal de comunicação. Duas funcionalidades da ferramenta foram abordadas a fim de comprovar essa adequação: o state database e o ledger. Em um segundo momento, apresentou-se o projeto-piloto e as informações socioambientais que foram rastreadas via blockchain a fim de simular, ao final, o cálculo de um indicador de desempenho. Esse fim último serviu para fechar o ciclo de integração de práticas sustentáveis no contexto organizacional proposto pelo modelo conceitual. O blockchain se mostrou como uma ferramenta de comunicação de práticas sustentáveis sem depender de terceiros. [CONCLUSÃO] Apreende-se uma reflexão principal para o estudo do blockchain enquanto ferramenta de comunicação de práticas sustentáveis: ele é capaz de associar a demanda do consumidor por transparência na cadeia com a medição de desempenho dessas práticas. No contexto atual, implementar o blockchain no setor agroalimentar propõe uma nova forma de integrar as práticas sustentáveis de forma a repensar o leque de opções que ele oferece para além do setor financeiro.