Análise da Eficiência no Atendimento Neonatal em Hospitais Brasileiros: Abordagem da Análise Envoltória de Dados

Davi Ferreira Costa

• Professor Valdemar Rodrigues de Pinho Neto

• EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças

Este relatório apresenta uma análise da eficiência no tratamento neonatal em hospitais brasileiros, utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA) como metodologia. Os dados da pesquisa foram coletados a partir do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) de 2019. A DEA, uma ferramenta baseada na fronteira de eficiência, permitiu avaliar o desempenho das unidades de saúde em relação aos recursos utilizados e aos resultados obtidos.
Os resultados iniciais revelam que a eficiência no tratamento da mortalidade neonatal varia predominantemente entre 0,8 e 1 para a maioria dos hospitais, embora algumas unidades apresentem níveis de ineficiência notavelmente elevados. Além disso, a análise agrupada por número de internações indica que os hospitais com maior número de pacientes não são necessariamente os mais eficientes, sugerindo fatores complexos que influenciam a alocação de recursos.
Uma análise mais detalhada mostra que a inclusão de uma nova variável, a distância média entre os hospitais e os pacientes, resulta em um aumento significativo da eficiência em hospitais mais distantes, destacando os desafios enfrentados por unidades de saúde localizadas em áreas remotas.