Análise da desconcentração do mercado de barda larga fixa no Brasil

Alexandre Algemiro de Almeida

• Professores Luis Henrique Bertolino Braido e Valdemar Rodrigues de Pinho Neto

• EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças

Este estudo se baseia em dados disponibilizados pela Anatel para analisar as mudanças recentes no mercado de internet no Brasil. Por meio de modelos econométricos, investigamos o impacto da concentração de mercado, avaliada pelo índice de Herfindahl-Hirschman, na qualidade dos serviços de banda larga fixa. A base de dados abrange o período de 2007 até o presente, fornecendo informações detalhadas a nível municipal. Os resultados revelam uma relação substancial entre a descentralização do mercado e a melhoria da qualidade da conexão. Além disso, examinamos de forma específica a fusão entre a Vivo e a GVT. Em todos os modelos, empregamos métodos de efeitos fixos e utilizamos variáveis proxy para medir a qualidade do serviço.