Acumulação de Capacidade Tecnológica para Inovação em Empresas de Biotecnologia para Saúde Humana no Brasil: Uma análise exploratória e Insumos para a Política Pública

Caio Vinícius F. de L. Silva.

• Professor Paulo N Figueiredo

• EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

Em resumo, minha colaboração no projeto me proporcionou experiencias incríveis, como participar das entrevistas citadas, e conhecer, mesmo que pouco, a trajetória dessas grandes figuras do cenário. Atualmente sou graduando de administração, então poder estar nesse meio foi muito gratificante para mim. Aprendi bastante sobre o quadro político e econômico das empresas de Biotech no Brasil, e, um pouco sobre esse contexto no exterior também, pois em vários momentos foi necessário buscar fontes externas. Tive a oportunidade de ver modelos de negócios, que mesmo estudando administração, eu jamais havia visto, o que me fez ter uma perspectiva mais abrangente sobre o assunto. Ademais, sinto que evolui bastante as minhas habilidades técnicas e sociais a partir das dicas e interações com os meus colegas de grupo e orientador. A pesquisa me mostrou na pratica um pouco do que eu estudo na graduação, pude examinar de perto como grandes empresas e startups são idealizadas, construídas, como elas operam, onde operam, como e com quem operam, dentre outras coisas que foram discutidas nesse período, desde a coleta de dados até o aprimoramento da apresentação, me ensinaram bastante. Cada passo foi guiado pelo apoio dos colegas de grupo e do orientador da pesquisa, que sempre ofereceram assistência e orientação durante todas as fases do projeto.