Aluno-pesquisador:
Orientador:
- Profª. Carla Danielle Monteiro Soares
Ano:
Escola:
- EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
A tecnologia persuasiva objetiva utilizar as melhores práticas de design persuasivo para proporcionar uma boa experiência ao usuário. No entanto, nos últimos anos, diferentes técnicas de design maliciosos têm se aproveitado de estudos sobre a compreensão dos princípios psicológicos para induzir as pessoas de forma a beneficiar as empresas e não o usuário. Este trabalho descreve e explora o fenômeno conhecido como padrão obscuro, em inglês dark pattern, que favorece os objetivos de negócios em detrimento dos interesses do usuário. Muitas estratégias de persuasão foram elaboradas por desenvolvedores de interface, mas ainda não está claro como o usuário final as percebe e as experimenta. Portanto, uma abordagem baseada em método qualitativo, com entrevistas e grupos focais, foi escolhida para estudar as perspectivas dos usuários finais sobre o assunto. A análise dos dados mostra que, embora não houvesse conhecimento sobre o termo, a maioria das técnicas eram conhecidas. Os participantes culpam as empresas, mas reconhecem que os usuários são parcialmente responsáveis. Além disso, apesar de afirmarem que se sentem manipulados e irritados pelo padrão obscuro, a maioria não deixaria de acessar a interface. Por fim, conclui-se que a aceitabilidade de tais técnicas muda de acordo com as características do usuário.