Observatório das Mulheres na Política: a desigualdade de gêneros e a hierarquização social refletidas na ocupação dos cargos eletivos na América Latina

Arquivo indisponível

Aluno-pesquisador: 

Ana Flávia Martins Silva

Orientador: 

  • Professora Tainah Simões Sales

Ano: 

2025

Escola: 

  • Direito Rio – Escola de Direito Rio de Janeiro

Nesse projeto de PIBIC do Observatório Mulheres na Política, investiguei a desigualdade de gênero e a sub-representação das mulheres nos cargos eletivos da América Latina.
Ao longo do ano, li, analisei e discuti textos fundamentais sobre feminismo, participação política e gênero, o que me permitiu aprofundar o entendimento teórico necessário para a análise dos dados.
Dentro dos países da América Latina, fiquei responsável por estudar o caso de Honduras, país que reconheceu formalmente o direito de voto das mulheres em 1954. Identifiquei avanços, como a eleição da primeira presidente mulher em 2021, mas também desafios, como a baixa presença feminina no parlamento (27,34%).
Adicionalmente, colaborei na análise das eleições municipais brasileiras de 2016 e 2020, que revelaram crescimento na participação feminina, mas ainda insuficiente frente à desigualdade histórica. A pesquisa reforça a importância de políticas que garantam maior equidade de gênero na política institucional