Do monitoramento ao empoderamento: Revolucionando o cuidado de idosos e pacientes acamados com tecnologia de baixo custo e focada na privacidade

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Aluno-pesquisador: 

Almir Augusto Fonseca

Orientador: 

  • Professor Rafael de Pinho André

Ano: 

2024

Escola: 

  • EMAp - Escola de Matemática Aplicada

Esta pesquisa apresenta uma plataforma abrangente de monitoramento remoto de saúde, projetada para pacientes com mobilidade limitada, com foco em aprimorar a gestão clínica e melhorar os resultados de recuperação. Pacientes acamados e usuários de cadeira de rodas enfrentam riscos significativos à saúde, como complicações respiratórias, úlceras de pressão, atrofia muscular e diminuição da densidade óssea devido à imobilidade prolongada. Essas condições não apenas diminuem a qualidade de vida, mas também dificultam a recuperação após a alta hospitalar Nossa solução inovadora emprega termografia infravermelha não invasiva para monitorar parâmetros respiratórios e  dados ergonômicos, garantindo a dignidade e a confidencialidade do paciente. Um modelo de aprendizado de  temperatura corporal, permitindo que profissionais de saúde detectem sinais precoces de deterioração respiratória, hipertermia ou hipotermia, facilitando intervenções oportunas que podem reduzir substancialmente complicações graves. Além disso, o modelo de aprendizado de máquina é treinado para (i) auxiliar cuidadores em tarefas rotineiras, como a reposição de pacientes, essencial para prevenir úlceras de pressão e infecções associadas, e (ii) detectar quedas, deambulação e tentativas de fuga dos pacientes. Um painel online e um sistema de relatórios servem como o ponto final de nossa  linha de monitoramento, fornecendo alertas de risco, horários ideais de reposicionamento e acesso a dados históricos e estatísticos para profissionais de saúde. Os dados para este estudo foram coletados por meio de experimentos com 
um grupo diversificado de mais de 50 voluntários e profissionais de saúde, oferecendo uma base sólida para nossa análise estatística e validação da metodologia.