Corrigindo Injustiças - A Utilização da Revisão Criminal Como Instrumento de Combate às Condenações Injustas: Uma Análise Jurisprudencial

Arquivo indisponível

Aluno-pesquisador: 

Fernanda Stockler Mesquita de Andrade

Orientador: 

  • Professora Fernanda Prates

Ano: 

2024

Escola: 

  • Direito Rio – Escola de Direito Rio de Janeiro

A presente pesquisa visa elucidar o fenômeno das condenações injustas no contexto brasileiro, empregando um enfoque empírico para identificar os fatores que contribuem para essas decisões judiciais equivocadas, além de analisar a resposta do sistema de justiça criminal frente a esse problema. Tais condenações não são meros incidentes isolados, mas sim sintomas de falhas estruturais profundas dentro do sistema jurídico. Aspectos como identificação errônea por testemunhas, confissões falsas, tendência a focar apenas em evidências incriminatórias (tunnel vision), depoimentos de informantes, erros periciais, má conduta na acusação e defesa inadequada emergem como fatores predominantes nessa dinâmica complexa. O Innocence Project é uma iniciativa dedicada a revisar casos de indivíduos condenados  injustamente, buscando identificar e corrigir erros judiciais que levaram a essas condenações equivocadas. Através de métodos rigorosos de investigação e análise forense, o projeto não apenas busca garantir a
exoneração dos injustamente condenados, mas também trabalha para promover reformas sistêmicas que possam prevenir futuras injustiças. A atividades do Projeto Inocência Brasil incluem o uso de tecnologia avançada na revisão de provas, a prestação de assistência jurídica especializada e a conscientização pública sobre as causas e impactos das condenações injustas no país.
A prevalência preocupante das condenações injustas no Brasil é amplamente reconhecida, embora dados precisos ainda sejam escassos, dificultando uma análise concreta do problema. Este projeto busca, portanto, avançar nesse sentido ao coletar e analisar empiricamente informações relacionadas a esse fenômeno, visando contribuir para uma compreensão mais profunda e informada da questão.