Aluno-pesquisador:
Orientador:
- Professora Janaina Rodrigues Feijó
Ano:
Escola:
- EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças
A educação brasileira é marcada por um diferencial de desempenho acadêmico entre estudantes de escolas públicas e privadas em todas as fases do desenvolvimento do discente. De acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, por exemplo, a média de proficiência em Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental foi de 228 pontos para alunos de escolas privadas, enquanto para os de escolas públicas foi de 194 pontos, evidenciando uma diferença significativa de 34 pontos. O projeto busca apresentar em que aspectos se encontram tais diferenças e entender de que forma elas moldam o cenário educacional brasileiro no ensino fundamental.
Para análise, foi utilizada uma revisão de literatura internacional e nacional de pesquisas realizadas nessa mesma linha e foi realizada uma análise de dados a partir da dos microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), referente ao ano de 2019. Além da comparação entre as duas redes, será discorrido também o quanto cada aspecto socioeconômico e estrutural interfere nos resultados dos alunos, através da análise teórica e empírica proposta.