Prego que se destaca é martelado - Uma estrutura de incentivo perversa no ENEM

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Aluno-pesquisador: 

Arthur Parreira Parada

Orientador: 

  • Prof. Felipe Buchbinder Aluno

Ano: 

2024

Escola: 

  • EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) destaca-se como uma peça central no sistema educacional brasileiro, sendo essencial para o acesso ao ensino superior. Um diferencial do ENEM é a utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI) no processo de correção, que vai além da simples contabilização de acertos e erros, atribuindo pontuações distintas às questões de acordo com seu nível de dificuldade (Ministério da Educação, 2010). Esta pesquisa tem como objetivo analisar a eficácia da implementação do TRI, consequentemente a coerência das respostas a fim de reduzir a recompensa pelo “chute”, como incentivo ao aprendizado de conteúdos mais complexos. Utilizando os microdados das provas do ENEM de 2022, foram criados dataframes em python para realizar uma correlação entre a porcentagem de acerto das questões e a nota final dos candidatos. Os resultados indicaram que questões mais simples têm maior peso na nota final, enquanto as mais difíceis têm menor influência, o que pode gerar um efeito contrário ao desejado: os candidatos tendem a dar menos importância a conteúdos mais complexos. Dessa forma, conclui-se que a aplicação do TRI pode conter incentivos perversos, afetando negativamente o foco no aprendizado de temas mais avançados e posteriormente assuntos abordados nas aulas do ensino superior devido a negligência na preparação para o ingresso na instituição de ensino.