Gamificação e estratégias para melhoria da tomada de decisão organizacional

Arquivo indisponível

Aluno-pesquisador: 

João Pedro Silva Raimundo

Orientador: 

  • Prof. Bernardo Fajardo

Ano: 

2024

Escola: 

  • EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

Essa pesquisa tem como objetivo explorar a relação entre a arquitetura de decisão nas organizações e o impacto dos vieses cognitivos e da gamificação nos processos decisórios. Utilizando uma metodologia abrangente de coleta e análise de dados, investigamos como os vieses cognitivos podem distorcer as decisões organizacionais e como a gamificação pode mitigar esses efeitos. O estudo é estruturado em quatro quadrantes principais da tomada de decisão, representando diferentes influências cognitivas. Uma revisão da literatura apoia nossas descobertas, ressaltando a importância de compreender essas dinâmicas
para melhorar a eficácia organizacional. As implicações sugerem que integrar gamificação às estruturas decisórias pode gerar escolhas mais racionais e resultados melhores, contribuindo para o discurso sobre comportamento organizacional e ciência da decisão, oferecendo insights valiosos para profissionais e acadêmicos.