“Antropologias transnacionais: os arquivos e as trajetórias de Mariza Peirano e Gilberto Velho”

Paula Cupertino Soares de Castro

• Professora Silvia Monnerat Barbosa Ana

• CPDOC - Escola de Ciências Sociais

A doação ao CPDOC/FGV dos arquivos de Gilberto Velho (antropólogo do Museu Nacional/UFRJ) em 2018 pela sua herdeira acadêmica Karina Kuschnir e da antropóloga Mariza Peirano, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB), em 2020 foram o início de um projeto voltado a pensar a Antropologia.

Gilberto Velho e Mariza Peirano, apesar de contemporâneos, desenvolveram, através de suas trajetórias acadêmicas e pessoais, redes e trabalhos transnacionais com semelhanças e divergências. Através de seus arquivos, a pesquisa busca compreender a Antropologia brasileira e sua interlocução com a Antropologia internacional. Para tal, a organização da documentação através de uma metodologia faz-se necessária.

Além disso, a digitalização dos documentos e sua disponibilidade online permite o acesso por parte de outros pesquisadores (nacionais ou internacionais) e o fomento à novas pesquisas e olhares sobre o arquivo.