Prêmio CNPq - 2016

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os vencedores do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Atribuído anualmente, o objetivo do Prêmio é reconhecer os bolsistas que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os vencedores do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.

Atribuído anualmente, o objetivo do Prêmio é reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

Em sua 14ª edição, o premio foi dividido em duas categorias, Bolsista de Iniciação Científica (IC) e Bolsista de Iniciação Tecnológica (IT). Ao todo, participaram 154 instituições, sendo 117 universidades e 37 institutos de pesquisa. As instituições encaminharam ao CNPq 450 relatórios dos bolsistas, dos quais 380 foram validados, sendo 142 de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 137 de Ciências da Vida e 101 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Para avaliação dos trabalhos foram observados os critérios definidos no Regulamento do Prêmio: a) mérito, relevância e qualidade do relatório final; b) originalidade e inovação; c) aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais; e d) perfil, histórico escolar, atuação e atribuições do bolsista do ponto de vista do orientador.

Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado ou doutorado, passagens aéreas e hospedagem para participar da reunião da edição 2017 da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela CAPES.

Os vencedores da 14ª edição do Prêmio são:

Categoria Ciências Humanas e Sociais, letras e Artes: 

Eliana Lins Morandi - da Fundação Getúlio Vargas (FGV), bolsista do PIBIC, tendo como orientador Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes, com o trabalho intitulado: "A segregação racial e espacial no município de São Paulo: o impacto da segregação educacional no hiato de renda entre diferentes grupos raciais".

 

Página oficial do prêmio: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5723016

 


Prêmio CNPq - 2014

A edição 2014 do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica premiará seis estudantes escolhidos como os melhores trabalhos entre os bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica, além do vencedor no Mérito Institucional. Ao todo, foram 201 relatórios avaliados, sendo 90 de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia; 65 de Ciências da Vida e 46 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Participaram 126 instituições, sendo 94 universidades e 32 institutos de pesquisa.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada na próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 12 e 18 de julho, em São Carlos/SP.

Para avaliação dos trabalhos foram observados os critérios de mérito, relevância e qualidade do relatório final; originalidade e inovação; aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais; e perfil, histórico escolar, atuação e atribuições do bolsista do ponto de vista do orientador.

Segue abaixo a lista de premiados dividida por categoria e por grande área do conhecimento:

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES:

Marina Bichara Faria Coelho, da Fundação Getulio Vargas (FGV), bolsista do PIBIC, tendo como orientadora a professora Luciana Quillet Heymann, com o trabalho intitulado:“O Dever de Memória no Facebook”.

Página oficial do prêmio: http://memoria.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/2614019